segunda-feira, 8 de março de 2010

É..! Nós merecemos!! FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER



Em 1857, cerca de 130 operárias foram carbonizadas vivas dentro de uma fábrica de Nova Iorque. O motivo para a violência foi uma greve e reivindicação por melhores condições de trabalho e equiparação de salários com os homens. A história das operárias americanas ficou conhecida por todos, quando em 1975, a ONU consagrou a data como "Dia Internacional da Mulher. Motivo para comemoração ou reflexão?



Quando se trata de direitos das mulheres, guerras dos sexos, emancipação feminina, sempre vêm à tona os movimentos femininos. Mulheres independentes, decididas, de espírito libertário que conseguiram mudar o papel que desempenharam durante anos como administradora do lar e educadora de filhos. As diversas manifestações feministas ocorridas no mundo todo, desde a Revolução Francesa em 1789, conseguiram desconstruir a imagem da mulher “sombra do homem” e lançaram as bases para a tão sonhada “igualdade dos sexos”. Direito ao voto e à educação, maior participação política com igualdade jurídica e inserção no mercado de trabalho foram algumas das glórias femininas.

Se há décadas o “8 de Março” fazia algum sentido, quando as mulheres tinham que arregaçar as mangas para lutar por seus direitos mais fundamentais, hoje o mais importante nessa data é a reflexão. Não precisamos mais lutar por direitos civis, mas ainda não compreendemos o porquê de diferenças salariais, violência masculina e desvantagens na carreira profissional.
Simone de Beauvoir, escritora francesa e madrinha do feminismo, afirmou em seu livro “O segundo sexo” que, somente depois que homens e mulheres se reconhecerem como semelhantes, ambos se libertarão: a mulher, dos preconceitos, e o homem da opressão que ele mesmo criou. Continuemos, então, a luta pela igualdade, que não deve partir só das mulheres, mas dos homens também.


Retirado de: "Diálogos Universitários"


Minha oabservação para esse texto vai para o quesito: Violêcia. Tantos tabus já foram
quebrados, e de todos os que ainda faltam ser desmanchados esse é o pior deles... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário