quarta-feira, 15 de setembro de 2010

A luz da palavra


Bom, seguindo o exemplo da minha amiga Marcela Fernanda (sempre tem que ter ela aqui neh?!) Resolvi falar um pouco sobre assuntos namorísticos kkk... Não tenho muita experiência quando se trata em número de relacionamentos... No entanto os poucos relacionamentos que tive me ensinaram muito e o bom desses ensinamentos é que abre os nossos olhos para as escolhas que vamos fazer no futuro em relação ao nosso futuro conjugue, ou pretendente a isso.
Na verdade creio eu que é o sonho da grande maioria das moças cristãs acharem um cara legal, que seja aquele “Príncipe sem cavalo branco”, mas “príncipe”.  No entanto, quando não temos orientação (às vezes da própria igreja, ou líder espiritual) ou somos desobedientes mesmo, acabamos nos deparando com alguns “sapos” até conseguir acertar.
Bom, eu me deparei! E com os “sapos” vieram as desilusões, decepções que afinal de contas nos ensinam a viver néh?! E depois disso tudo, comecei a buscar por mim mesma, assuntos relacionados aos princípios A LUZ DA PALAVRA de Deus para a escolha de um futuro “amado (a)” de Deus para a vida dos que o amam.

Descobri muitos critérios interessantes, os quais tentarei postar em outra oportunidade. O de hoje, no entanto diz respeito as moças da casa do Senhor. Ontem à noite depois de um dia daqueles, sentei sozinha e fui meditar na palavra. E achei um trecho muito interessante que se encontra em Gênesis no capitulo 29, fala sobre o encontro de Jacó e Raquel, filha de Labão irmão da sua mãe.

Versículos 2-6

“E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.
E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas; e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.
E disse-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de Harã.
E ele lhes disse: Conheceis a Labão, filho de Naor? E disseram: Conhecemos.
Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram: Está bem, e eis aqui Raquel sua filha, que vem com as ovelhas.”

Versículos 16-20

“E Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Lia, e o nome da menor Raquel.
Lia tinha olhos tenros, mas Raquel era de formoso semblante e formosa à vista.
E Jacó amava a Raquel, e disse: Sete anos te servirei por Raquel, tua filha menor.
Então disse Labão: Melhor é que eu a dê a ti, do que eu a dê a outro homem; fica comigo.
“Assim serviu Jacó sete anos por Raquel; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava.”
Quando li esse texto achei muito interessante o ENCONTRO DE JACÓ COM RAQUEL. E refleti sobre certos pontos desse encontro. Principalmente pela forma com que as coisas estão acontecendo dentro das igrejas ultimamente. Certos princípios estão sendo mudados e isso em minha opinião não tem feito muito bem ao coração das moças e rapazes (mas principalmente das moças) da casa do Senhor.

Coisas como:
·        A moça ficar em cima do rapaz que a interessa, quando este pode estar nem aí pra ela.
·        Namorar por carência, carência essa desenvolvida pelo mito de que existe uma idade, um tempo (determinado pelo homem, mas não por Deus) para namorar, noivar, casar e tals.
·        Pela teoria do RELACIONAMENTO DESCARTÁVEL, ou seja, não deu certo arruma outro. Muitos já começam a namorar com esse tipo de pensamento em suas mentes.
·        A moça tem tido mais atitude do que o rapaz. Um erro dos dois lados.

Bom, existem mais pontos, no entanto quero me ater a estes.
Mas antes quero chamar a atenção para o fato de que Jacó tinha fugido por causa de uma desavença com seu irmão e nessa fuga foi em direção ao oriente para a casa de seu tio Labão. Pode-se perceber a escolha básica do Cristão A LUZ DA PALAVRA. Ele “achou Raquel” no meio de seus parentes. Não preciso dizer mais nada neh?! Essa história de Julgo desigual não está com nada! São raros os casos bem sucedidos. Você vai querer arriscar? (critério seu)

Primeiro, Quando Jacó viu Raquel pela primeira vez ela estava cuidando das ovelhas de sua família, ou seja, ela tinha um afazer... Raquel era pastora. Ela tinha algo pra dedicar seu tempo. Isso é muito importante no quesito individualidade dentro e fora da obra do pai. Existem duas abordagens aí, a moça ou rapaz tem que ter suas metas de vida, seu trabalho ou estudo, e também um ofício na casa do Senhor. Essas são questões a se analisar antes de começar um relacionamento propriamente dito. Suas metas e desejos são iguais as do seu “pretendente” Isso pode causar um problema durante o relacionamento, pode dar a impressão de que está faltando algo, que algo não combina. Tanto no lado pessoal como espiritual.

Segundo, Jacó passou um mês até a conversa que Labão (seu tio) teve com ele onde ele (Jacó) propôs trabalhar 7 anos por Raquel. Ou seja, Jacó viu Raquel, concerteza se encantou com ela, pois a palavra diz que diferente dia Lia que tinha “Olhos tenros”, que quer dizer fracos, Raquel era de um semblante bonito, concerteza mais animada, disposta! Então Jacó teve 1 mês para analisá-la e se ele propôs trabalhar 7 anos por ela, é porque tinha certeza do que queria (ATITUDE), o que tem faltado em algums rapazes, muitos vão pela aparência ou pela empolgação e acabam magoando as moças (deixo claro que não são todos, mas existem) Bom, se quer aquela, é aquela (Moça) Se não tem certeza, vai orar varão! Mas não se precipite, por que a moça pode estar realmente enteressada em você.

Terceiro, moças da casa do Senhor (inclusive eu) prestem atenção! Jacó se esforçou por Raquel, ele fez a proposta a Labão, e a bíblia diz que para ele estes 7 anos foram como se fossem poucos dias, por que a amava muito! O rapaz tem que se “esforçar” porque esse é o princípio de Deus, afinal, num futuro casamento ele será a cabeça! A cabeça da família começa daí, da atitude dele... O rapaz tem que ter a atitude de ir em direção a moça, como Jacó fez, de querê-la e “lutar” por ela, demonstrar interesse em atitudes e palavras. E a moça por sua vez tem que saber que quando é da vontade de Deus Ele faz assim! Por que esse é um princípio dEle. Deus não quer ver ninguém constrangido, amando e não sendo amada(o). Não estou dizendo que você tem que dar patadas no rapaz! Não! Mas se ele não quer nada com você então não entre em uma situação de constrangimento e mendicância sentimental a qual Deus não quer lhe ver! Isso não é da vontade de Deus que você sofra por alguém que não estar nem aí pra você. Deus é o mais interessado em sua vida sentimental bem sucedida. Posso citar vários exemplos bíblicos (mas o post ficaria muito grande! Kkk)
     
Quarto, no total Jacó passou 14 anos trabalhando por Raquel, imagine quantos anos a mais Raquel tinha quando casou com Jacó? Então vamos tirar esse negócio de idade da cabeça por que isso só traz ansiedade (que não agrada a Deus) e nos faz esquecer que “existe um tempo para todo propósito debaixo do céu” Eclesiastes lembra?!
  
Por isso, podemos observar A LUZ DA PALAVRA que existem certos pontos que Deus deseja que nós observemos ao nos relacionarmos com alguém, como disse ele é o primeiro a querer investir num projeto que Ele mesmo criou CASAMENTO, aí você pode dizer, mais o assunto é namoro e você já tá falando em casamento, certo a alguma razão nisso, por que afinal NAMORO NÃO É CASAMENTO, mas crente eu te pergunto, se namora pra que?! Porque pelo que eu saiba namoro de crente tem o intuito de terminar em casamento, tudo no seu tempo eh claro. E não se pode deixar de associar o namoro a esse projeto, já que se Casamento é um projeto, NAMORO é um PRÉ-PROJETO por isso deve-se ter cuidado também, até porque de namoros mal sucedidos podem surgir marcar difíceis de apagar e que causem grande arrependimento. Mas meditem nisso que escrevi. Foi algo que Deus me mostrou e que estou compartilhando com vocês. Concerteza virão mais por aí.

Aos amados em Cristo
Cláudia Melo.

5 comentários:

  1. Amei o texto. Esse é daqueles que a gente tem que ler várias vezes, anotar e pôr em prática. Deus te abençoe amiga! Você é muito sábia em suas palavras e por isso te admiro muito!! Beijão

    ResponderExcluir
  2. Deus tem sempre o melhor pra nós... Tudo é no tempo e no modo Dele!
    Deus continue te usando e dando sabedoria
    q suas postagens são muito edificantes...
    beijos*

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante seu ponto de vista ,e estou de acordo. Dificil ver pessoas firmadas na palavra que querem andar como Deus nos ensina. Onde a palavra tem todos os fundamentos necessarios para uma vida firmada e bem estruturada para uma formação familiar.
    Li algo muito marcante que diz "Pequenos passos não podem fazer grande diferença numa jornada,mas na longa jornada da vida pode te colocar num lugar diferente". Complemento da seguinte forma,esses pequenos passos direcionados por Deus,te colocará nos planos mais amplos traçados por Deus.
    Que Deus continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
  4. Linnndo amiga, gostei, falou e disse. Deus te usa pra bencao...
    Lindo mesmo o texto... de uma historia de amor da Biblia que gosto muiiiitoo :) bjs

    ResponderExcluir